sábado, 23 de fevereiro de 2008

E - ANATOMY

E - anatomy é um atlas de anatomia, interactivo, com mais de 1500 imagens de TAC e RM das várias regiões anatómicas do corpo humano, em planos axiais, sagitais e coronais.

De consulta livre, apenas obriga a um registo se pretendermos visualizar as imagens com a resolução máxima.

Este site venceu vários prémios, destacando-se o Certificat of Merit e o Excellence in Design Award da Sociedade Norte Americana de Radiologia (RSNA).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

RADIOLOGY ROUNDS - A NEWSLETTER FOR REFERRING PHYSICIANS

Radiology Rounds -A Newsletter for Referring Physicians são textos publicados no site do Departamento de Radiologia do Massachusetts General Hospital desde 2003, e que versam sobre vários temas da prática radiológica.

Embora sejam artigos especialmente dirigidos aos clínicos solicitadores de exames, não são menos relevantes para os médicos radiologistas.

DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA DO MASSACHUSETTS GENERAL HOSPITAL

O nosso destaque de hoje vai para o site do Departamento de Radiologia do Massachusetts General Hospital que possui vários materiais de ensino que podem ser acedidos de forma livre.

Nos próximos posts iremos destacar algumas das secções dessa página.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

MDCT.NET

O site MDCT.NET dedica-se à divulgação de informação científica a profissionais de saúde interessados na tomografia computorizada multidetectores e possui várias secções de interesse, das quais destacamos:

- Protocolos - protocolos de estudo por regiões anatómicas e especificação do aparelho de TAC.

- Casos radiológicos - casos clínicos para discussão e resolução interactiva.

- Conferências online - apresentações sobre temas ligados à tecnologia e patologia.

- Literatura selecionada - destaques de literatura científica.

CALCULADORA DE INJECÇÃO ENDOVENOSA DE CONTRASTE IODADO

Nesta calculadora online é possível determinar, em relação à injecção endovenosa de contraste iodado, o fluxo e a dose de iodo, o volume de contraste e a velocidade de injecção.

Para aceder clique em:

http://www.mdct.net/mdct/eng/popUp/doseFlux/popDoseCalc.html

TAXONOMIA DAS SEQUÊNCIAS DE RM

Em "Taxonomy of MR Imaging Sequences" podemos conhecer, de forma interactiva, as várias sequências utilizadas em ressonância magnética, acedendo a informações tais como: sinónimos, definição, limitações, aplicações e princípios físicos.

CALCULADORA DA TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR

. A determinação da concentração plasmática da creatinina NÃO deve ser usada como método de avaliação da função renal.
. A taxa de filtração glomerular (glomerular filtration rate - GFR) é o melhor indicador da função renal.
. Na prática clínica é possivel determinar a taxa de filtração glomerular conhecendo a concentração de creatinina no sangue e algumas variáveis individuais de cada paciente (idade, sexo e raça).
. Na prática radiológica é fundamental o valor da taxa de filtração glomerular, sobretudo quando se pretende avaliar o risco de injecção endovenosa de contraste, quer iodado, quer paramagnético.
. Existem calculadoras online que permitem essa determinação de forma simples e rápida:
Determinação da GFR no adulto -
Determinação da GFR na criança -

domingo, 17 de fevereiro de 2008

E - MEDICINE

Este site - E - medicine - é um livro de texto online que abrange todas as áreas médicas, com mais de 6500 artigos, e que possui uma secção dedicada à radiologia.

Embora seja um site aberto, aconselha-se o registo (grátis), para ter-se acesso a todas as funcionalidades existentes.

WHEELESS' TEXTBOOK OF ORTHOPAEDICS

O Wheeless' Textbook of Orthopaedics, segundo os seus editores, possui mais de 11 000 páginas e 5 000 imagens, dedicadas à ortopedia. Apesar de ser uma publicação digital dedicada aos ortopedistas considero uma referência para a consulta de radiologistas que pretendam perceber os meandros da prática clínica e cirúrgica ortopédica.

SKELETAL RADIOLOGY

Skeletal Radiology é a revista mensal da International Skeletal Society, disponível online, mas apenas para assinantes.

No entanto, em alguns números existem artigos de livre acesso.

INTERNATIONAL SKELETAL SOCIETY

Depois de fazermos referência às sociedades que se dedicam à radiologia musculoesquelética, na Europa e nos Estados Unidos da América/Canadá, divulgamos outra instituição com o mesmo objecto de estudo, mas de carácter internacional: a International Skeletal Society.

THE SOCIETY OF SKELETAL RADIOLOGY - SSR

Outra sociedade dedicada à radiologia musculoesquelética é a Society of Skeletal Radiology.

PROTOCOLOS DE ESTUDO ECOGRÁFICO ARTICULAR

Na área educacional da European Society of Musculoskeletal Radiology estão disponíveis 6 protocolos de estudo ecográfico dedicados ao ombro, cotovelo, punho, anca, joelho e tornozelo.

Os protocolos poderão ser descarregados para o computador através do formato PDF, para leitura ou impressão.

EUROPEAN SOCIETY OF MUSCULOSKELETAL RADIOLOGY - ESSR

A European Society of Musculoskeletal Radiology, fundada em 1993, dedica-se ao desenvolvimento do conhecimento, do diagnóstico e da terapêutica, do sistema musculoesquelético, normal ou patológico.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

THE BRITISH JOURNAL OF RADIOLOGY

Mais uma referência a uma revista de radiologia - The British Journal of Radiology - que está disponível online com os seus números mensais desde 1965.

Entre 1965 e 1974 apenas estão acessíveis os índices, de 1975 a 1996 os resumos e desde 1997 à data actual podem ser consultados os artigos na íntegra. No entanto existe uma ressalva, se não fôr subscritor, apenas terá acesso aos artigos publicados à mais de 12 meses.

A PRATICAL GUIDE TO DICOM

Cada vez mais, os radiologistas, são chamados a dominar conceitos que, embora fora da área clínica, se relacionam com a sua actividade diária.

A Pratical Guide to DICOM é uma publicação da responsabilidade da Toshiba, em formato PDF, em que são explicados os conceitos fundamentais deste conjunto de normas para tratamento, armazenamento e transmissão de informação médica.

RADIOLOGY PICTURE OF THE DAY

Radiology Picture of the Day é um site mantido Dr. Laughlin Dawes, desde Perth - Austrália, em que é publicado diariamente uma imagem e comentada de forma breve.

Existe desde Novembro de 2006 e já possui um acervo de mais de 450 imagens distribuidas por vários órgãos e sistemas.

Deve-se salientar que este site permite a publicação de imagens a todos os que desejem partilhar os seus casos com colegas em todo o mundo.