domingo, 27 de julho de 2008


Caros colegas e leitores,
Este espaço irá "repousar" durante algum tempo.
Voltaremos a 15 de Setembro com novas dicas
sobre a imagiologia ao redor da net, e com algumas
ideias de renovação, o que quer dizer novos projectos
e funcionalidades.
Conto com todos vós.
Bom descanço para todos.

domingo, 13 de julho de 2008

CASE IN POINT

O CASE IN POINT é uma página de educação radiológica da ACR (American College of Radiology) dedicada à apresentação de casos radiológicos.

Estes casos são de visualização/resolução interactiva, permitindo testar a nossa capacidade de leitura/interpretação das imagens médicas.

A partir da página de início temos acesso a 3 formas de "viajar" por este mundo de casos: visualizando o caso do dia (Today´s Case in Point), acedendo ao calendário mensal de colocação de casos (Case in Point Calendar) ou acedendo a todo o acervo em arquivo (Case in Point Archive).

No acesso ao arquivo (Case in Point Archive) existem dois modos disponíveis para visualizar os casos:

1. "As Unknowns" - Ao acedermos à listagem de casos é-nos mostrado um índice que corresponde a uma breve história clínica, não se tendo acesso ao diagnóstico final.

2. "As Knowns" - A listagem dos casos é feita pelo diagnóstico final.

Os casos são os mesmos, só difere a forma como são apresentados. Se pretenderem treinar a capacidade de leitura e interpretação das imagens e consequente integração clínica, sugiro o formato "As Unknowns".

Neste momento, existem mais de 800 casos publicados e a frequência de publicação de novos casos é de 1 por dia.

GRAND ROUNDS LECTURE SERIES

Excelente contribuição da ACR (American College of Radiology) para o ensino da radiologia online.

De forma grátis podemos aceder a várias prelecções online por experientes radiologistas norte-americanos, com visualização de apresentações multimédia não - interactivas (áudio - vídeo).

Pode aceder a esta página clicando na hiperligação Grand Rounds Lecture Series e depois é só escolher dde entre os vários temas.

Para aceder às apresentações terá que ter instalado, no seu computador, o programa Flash Player 8. Caso não o tenha poderá instalá-lo através da hiperligação fornecida na própria página.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

RADIOLOGY SEARCH - MOTOR DE BUSCA

Mais um destaque para um motor de busca dedicado à radiologia: o RADIOLOGYSEARCH.

É caso para dizer, se existe na net ele encontra ...

Ferramenta indispensável para quem procura informação radiológica na internet e não se quer perder nos motores de busca generalistas.

Pesquisa texto, imagens e vídeos, podendo utilizar-se vários filtros de procura (publicações, notícias, marcas, casos clínicos, etc..). Permite ainda o acesso directo a múltiplas publicações e sociedades radiológicas.

Só experimentando é que se tem a noção da utilidade desta ferramenta.

ON CALL RADIOLOGY - LECTURE ONLINE

A partir do sítio On Call Radiology, temos acesso a uma apresentação online em formato powerpoint, dedicada à radiologia de emergência com o título "Chest and abdominal plain film findings on call" . Um suplemento ao sítio já por nós destacado.

ON CALL RADIOLOGY

O sítio ON CALL RADIOLOGY apresenta vários casos radiológicos, em forma de teaching files, com variada iconografia dedicada ao tórax e abdómen, tentando cobrir todo o leque de possibilidades diagnósticas mais comuns na radiologia de emergência.

Pode-se ainda, efectuar dois testes de avaliação de conhecimentos, um antes e o outro após a leitura da informação disponível.

No seu menú principal existem outras ferramentas úteis: índice por diagnóstico, índice por técnica, ferramenta de pesquisa, notícias, publicações recomendadas e directório de sítios.

Este sítio, segundo o seu autor, Roland Talanow, é dedicado a internos/residentes das especialidades de radiologia, cirurgia e medicina interna.