segunda-feira, 24 de novembro de 2008

2º ENCONTRO INTERNACIONAL DE SERVICIOS CON DOCENCIA

Decorre durante este mês de Novembro, o 2º Encontro Internacional de Servicios con Docencia/Residencia en Radiologia, no portal radiologiavirtual.org. Para aceder ao mesmo, apenas necessita estar inscrito nesse portal, o que é grátis.

Participam neste encontro, mais de 40 serviços de radiologia de 12 Países latino - americanos, mas não só. Regista-se com agrado a participação de um serviço de radiologia português, do Centro Hospitalar do Funchal - Hospital Cruz de Carvalho (Responsável: Dra. Luisa Camacho).

Cada serviço participante é responsável pela publicação de uma conferência, um caso radiológico e um protocolo de estudo. Cada conferência tem um teste de avaliação.

Esta iniciativa é especialmente destinada a internos de especialidade.

O encontro possui também um fórum onde se pode livremente trocar ideias e opiniões com os restantes participantes.

De referir que, segundo o portal organizador, estão inscritos até ao momento 2515 participantes. Pela minha consulta efectuada, apenas 3 a 4 são portugueses!

NOTA: Apesar do encontro decorrrer durante este mês, os seus conteúdos ficarão disponíveis durante bastante tempo o que permitirá, a quem apenas agora teve conhecimento desta iniciativa, desfrutar dos mesmos nos próximos meses.

domingo, 23 de novembro de 2008

DETERMINAÇÃO DA IDADE ÓSSEA

Quem é que nunca passou pela situação de ter que relatar um exame radiográfico para determinação da idade óssea (segundo o método de Greulich e Pyle) e não ter disponível a documentação que permite tal tarefa?

Pois agora, graças ao trabalho de um médico radiologista espanhol, Joaquim Piqueras, temos disponível online uma ferramenta idêntica ... basta seguir esta hiperligação.

Dispôr de uma ligação à internet na estação de trabalho de um radiologista, não é um luxo, é uma questão de eficiência.

ASSOCIATION FOR MEDICAL IMAGING MANAGEMENT - AHRA

A formação médica especializada em radiologia não incluindo a área de gestão leva a que excelentes médicos radiologistas, com aptidões técnicas inquestionáveis, quando chamados a cumprirem funções como gestores de serviços de radiologia tenham alguma dificuldade em fazê-lo, sobretudo quando confrontados com profissionais de outras áreas (gestão, economia, marketing, etc...) que cada vez são mais visíveis nas administrações das unidades de saúde.

Uma das formas de contornar essa "lacuna" formativa é a formação contínua online, que tem várias formas, sendo uma delas o contacto com instituições dedicadas a determinada área, como a The Association For Medical Imaging Management (AHRA), com mais de 30 anos de existência, contando com mais de 4 000 associados.

No seu sítio, pode-se aceder a várias funcionalidades, algumas delas pagas, das quais destaco a revista Radiology Management e algumas oportunidades de formação online.

A prática radiológica deve ser gerida por médicos radiologistas.

domingo, 16 de novembro de 2008

JOURNAL OF RADIOLOGY CASE REPORTS

Trata-se de uma publicação digital online, de consulta interactiva, de livre acesso e com revisão por pares. Recente, com apenas 4 números publicados este ano (o volume 1 não está disponível no arquivo!).

O que distingue esta publicação das demais é a possibilidade de visualização dos artigos de forma interactiva (para além dos habituais formatos HTML e PDF) que permite acedermos a um volume de imagens (tal como nas estações de trabalho) e poder alterar as janelas de visualização.

Journal of Radiology Case Reports, tem como editor o prestigiado radiologista Roland Talanow.

BASICS OF IMAGING INFORMATICS

O destaque de hoje vai para 2 artigos publicados recentemente na revista Radiology, que podem ser acedidos livremente, com os títulos "Basics of Imaging Informatics - Part 1" e "Basics of Imaging Informatics - Part 2", da autoria de Barton F. Branstetter IV, onde é possível aprender os fundamentos básicos de temas como PACS (Picture Archiving and Communication Systems), sistema de reconhecimento de voz, arquivos de imagem digitais, processamento de imagem, ferramentas de comunicação, controlo de qualidade e telerradiologia, entre outros.

Reconhecendo e aceitando a mudança actual no paradigma da prática radiológica, devido à evolução tecnológica, cabe-nos a nós radiologistas, mantermo-nos a par dessas novas possibilidades, não correndo o risco de vermos o nosso papel central na "gestão radiológica" ser relegado para outros intervenientes.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

RADIOLOGYMOVIES

Este sítio, originalmente escrito em italiano mas com uma versão em inglês, da responsabilidade do Dr. Danilo Sirigu, divulga conferências dedicadas à prática da radiologia que podem ser visualizadas online através de vídeos de elevada qualidade.

Possui ainda 3 secções destinadas à formação contínua em radiologia: divulgação de casos clinico - imagiológicos (com vídeos dos exames efectuados), divulgação de casos de radiologia de urgência e casos para resolução onde cada utilizador pode enviar a sua opinião sobre o diagnóstico.