quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

RADIOLOGY TEACHING FILES

Da autoria da Associação de Radiologistas de Alexandria (não há qualquer relação com a cidade egípcia!; é uma assosciação profissional norteamericana) esta colecção de casos (cerca de 80) está dividida em 5 grupos: Neurorradiologia, Cabeça e Pescoço, Musculoesquelético, Abdómen e Tórax.

Cada caso, representada por iconografia relevante, apresenta uma breve descrição dos achados imagiológicos, seguido do diagnóstico, terminando com uma pequena discussão teórica.

Para aceder ao menú inicial clique nesta hiperligação.

IRADIX - COMUNIDADE RADIOLÓGICA VIRTUAL

Com o objectivo de reunir em rede todos os professionais da área de radiologia, foi criada a partir da India a IRADIX, aberta a todos aqueles que queiram partilhar as suas experiências profissionais, discutir assuntos transversais a todas às comunidades radiológicas, submeter e discutir casos clínico - radiológicos relevantes, etc...

Trata-se de uma comunidade profissional virtual, criada, mantida e promovida por radiologistas, com excelente grafismo e multiplas funcionalidades.

É necessário para utilização de todos os recursos disponíveis um registo prévio, sem qualquer encargo monetário, que após validado pela equipa administradora permite ao utilizador acesso a secções das quais destaco: radiology forum (para discussão de temas), radiology news (com algumas notícias recentes), radiology websites (directório para navegação na net) e videos (divulgação de vídeos sobre temas radiológicos). Existem no entanto muitas mais funcionalidades a explorar.

Actualmente estão registados mais de 2400 utilizadores, de mais de 100 países, com predomínio de profissionais indianos, dada a origem desta "comunidade virtual".

Sem dúvida, um novo paradigma na interação entre pares.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PORTUGAL VENCE


Como foi aqui anunciado, decorreu durante o mês de Novembro último, o 2º Encontro Internacional de Serviços com Docência em Radiologia, no portal educativo RadiologiaVirtual.Org.
De entre cerca de 4 dezenas de serviços de radiologia participantes, sobretudo de Espanha e de países da américa do sul, houve uma participação portuguesa, também oportunamente por nós anunciado.
Neste certame, o prémio para o melhor serviço que foi atríbuido à participação portuguesa que esteve a cargo do SERVIÇO DE RADIOLOGIA DO CENTRO HOSPITALAR DO FUNCHAL - HOSPITAL CRUZ DE CARVALHO (TUTORA RESPONSÁVEL: DRA. LUISA CAMACHO).
Deixamos aqui as nossas felicitações por esta distinção e que a mesma sirva de incentivo a uma maior participação portuguesa nas excelentes organizações deste portal educativo.

domingo, 14 de dezembro de 2008

GUIA PRÁTICO EM RADIOLOGIA ABDOMINO - PÉLVICA

Neste guía, com a chancela da SEDIA (Sociedad Española De Diagnóstico Por Imagen Del Abdomen ), são apresentados e comentados os exames imagiológicos adequados para cada situação clínica, sendo por vezes fornecida algumas referências bibliográficas.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

RADIOLOGIA ABDOMINAL

"Radiologia Abdominal" é uma revista editada pela SEDIA (destacada no post anterior) cujos números estão disponíveis online (desde 2004) para consulta e/ou descarga livre, o que se saúda.

SOCIEDAD ESPAÑOLA DE DIAGNOSTICO POR IMAGEN DEL ABODOMEN - SEDIA

Mais um destaque para um sociedade de radiologia, desta vez espanhola.

Dedicada à radiologia abdominal (não só a gastrointestinal), a SEDIA foi criada em 2001 com o objectivo "fomentar o desenvolvimento do diagnóstico e intervenção pela imagem do abdómen".

Na sua página de início para além de outros conteúdos, destaco na secção "Protocolos" a possibilidade de consulta de guias clínicos/técnicos e um glossário.

EMERGENCY RADIOLOGY PRIMER

Pretendia ser uma publicação básica sobre radiologia de urgência, este "Emergency Radiology Primer", no entanto quando acedemos à sua página de início constatamos que o seu desenvolvimento está incompleto, estando apenas disponíveis para consulta livre os capítulos dedicados ao crânio e seus conteúdos, à coluna, à face e mandíbula e parcialmente à cintura escapular.

EMERGENCY RADIOLOGY

Emergency Radiology é a revista oficial da American Society of Emergency Radiology, cuja versão digital está disponível online, com o senão de que a sua consulta apenas está disponível mediante assinatura ou pagamento pontual por visualização, há excepção de apenas alguns números ou artigos de leitura livre (estão assinalados com um quadrado verde).

Para quando o livre e universal acesso às publicações científicas...???

CORE CURRICULUM IN EMERGENCY RADIOLOGY

A ASER (American Society or Emergency Radiology), recorrendo a a vários radiologistas sub-especialistas nas mais variadas áreas, desenvolveu e colocou online para consulta livre, um "curriculum e recomendações para estudo" sistematizado por sub-especialidades, que poderá servir como guia ou plano de estudo para quem pretenda aprofundar esta área do conhecimento radiológico.

Pode-se a partir deste trabalho, aceder a uma lista dos temas mais relevantes com as respectivas recomendações bibliográficas, sem qualquer desenvolvimento de conteúdos.

AMERICAN SOCIETY OF EMERGENCY RADIOLOGY

Mais uma sociedade dedicada à promoção e desenvolvimento de uma àrea da radiologia, no caso a radiologia de urgência/emergência.

Em 1988, um pequeno grupo de radiologistas (apenas 8) decidiu constituir esta sociedade científica, American Society of Emergency Radiology (ASER), que promove a boa prática na aplicação da imagem médica, nas suas vertentes diagnóstica e de intervenção, à patologia de urgência, desenvolvendo também o seu ensino e investigação.

domingo, 7 de dezembro de 2008

REVISTA DA IMAGEM

Desta vez o destaque vai para uma publicação online em português: a "Revista da Imagem".

De edição trimestral pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (São Paulo - Brasil) tem como "objectivo publicar trabalhos científicos nas áreas do radiodiagnóstico, medicina nuclear, radioterapia, física e ciências da radiação".

A partir da sua página inicial temos acesso à publicação mais recente e arquivo, este com os números anteriores publicados desde 2002.

Um senão: a consulta aos artigos das revistas, feito em PDF, restringe o tamanho da abertura da "janela", dificultando (mesmo impedindo) a leitura adequada online. A solução é gravar e posterior leitura offline ou imprimir para leitura em papel.

sábado, 6 de dezembro de 2008

SOCIEDADE FRANCESA DE RADIOLOGIA

A Société Française de Radiologie tem disponível um sítio online, onde se encontra muita informação de interesse, mesmo que não sejam sócios da mesma.

Destaco a seccção "A propos des bonnes pratiques ..." onde se encontram vários textos sobre temas de utilidade prática, tão necessários para implementar um serviço de qualidade e seguro ao utente dos serviços de imagiologia.

JOURNAL DE RADIOLOGIE

"Journal de Radiologie" é a revista oficial da Sociedade Francesa de Radiologia, editada mensalmente.

Está disponível online com os seus números desde 1997. Apenas são de livre acesso as revistas com mais de 12 meses de publicação. As restantes permitem a leitura do resumo de cada artigo, sendo necessário o pagamento de uma taxa se pretender visualizar a totalidade do artigo.

Lingua de publicação, obviamente o francês.

CTA OF THE HEART WITH 64 MDCT

"CTA of the Heart with 64 MDCT: Differential Diagnosis Beyond Coronary Artery Disease" é uma aplicação online desenvolvida por Elliot K. Fishman, Pablo Lee e Melissa R. Rowell (Johns Hopkins Hospital) onde são exibidos vários casos que podem ser resolvidos de forma interactiva.

Não se trata de uma "lição inicial" sobre a utilização da TAC no estudo cardíaco, mas sim um desafio para quem já possui alguma experiência nessa área.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

EVERY THING YOU WANTED TO KNOW ABOUT CONTRAST BUT WERE AFRAID TO ASK

Nesta aplicação online que tem como sub-título "The Role of Oral and IV Contrast in Computed Body Tomography: A Problem Driven "How to" Program Designed for Radiology Support Staff, Nursing, Residents, Faculty, and Referring Physicians", disponível de forma gratuita, pode-se aceder a informação fidedigna relacionada com a utilização prática de produtos de contraste em TAC, apresentada sob uma forma simples e atractiva de tipo Q&A (Questions and Answers).

Trabalho multi-disciplinar na concepção, reuniu o conceituado radiologista norte - americano Elliot K. Fishman, uma técnica de radiologia e um enfermeiro, tendo como público alvo todo o "staff" radiológico.

Excelente oportunidade para aprender novos conceitos ou consolidar conhecimentos previamente adquiridos.