segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

THE IMAGING OF TROPICAL DISEASES

Trata-se da versão digital do livro de texto "The Imaging of Tropical Diseases, with Epidemiological, Pathologic, and Clinical Correlation" que surge neste formato com o nome "The Imaging of Tropical Diseases", para distribuição gratuita, cobrindo mais de 70 doenças comuns em países tropicais, com um acervo iconográfico assinalável.

Não se trata de um publicação destinada apenas a quem trabalha em países onde a incidência e prevalência de doenças tropicais é elevada. Cada vez mais, devido à facilidade de mobilidade das pessoas, todos os profissionais devem estar preparados para o diagnóstico de entidades nosológicas menos habituais nos seus locais de acção.

Esta versão é disponibilizada pela ISR - International Society of Radiology (já destacada neste guía).

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

APRESENTAÇÃO ONLINE SOBRE CONTRASTES DE ADMINISTRAÇÃO ORAL EM TAC

As vantagens da internet na formação médica contínua são incontáveis. Uma delas é podermos "a qualquer hora, em qualquer lugar" disfrutarmos da experiência de colegas, que de outra forma, por estarem a muitas milhas de distância, não seria possivel, sem os habituais gastos em viagens, hóteis, etc...

Elliot K. Fishman é uma figura ilustre da radiologia norteamericana, responsável pela edição de um dos melhores e mais procurados portais de radiologia na internet (CTISUS já por nós destacado). Um colega que todos devemos ouvir, conhecer a sua experiência nas mais diversas áreas da radiologia.

Graças à internet podemos assistir à sua apresentação "Contemporary Issues in the Use of Oral Contrast Media in CT" onde são abordados temas como:

. Imagem radiográfica do tubo digestivo
. Tipos de meios de contraste orais
. Vantagens e desvantagens de meios de contraste orais
. Ensaios clínicos de LOCM (low osmolar contrast media)
. Protocolos de administração

Uma oportunidade a não perder.

THE INTERNET JOURNAL OF RADIOLOGY

The Internet Journal of Radiology é uma publicação digital online, com revisão por pares, disponível para consulta livre (sem custos).

Publica sobretudo casos radiológicos embora com pouca preocupação na qualidade das imagens publicadas.

Actualmente estão disponíveis em arquivo 18 números.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

IMAGINOLOGIA

Imaginologia é um portal dedicado à radiologia, em língua portuguesa, da autoria do Dr. Sandro Santos Fenelon, médico radiologista brasileiro, que dirige este seu trabalho à comunidade médica de língua portuguesa.


Com o objectivo de "disponibilizar informações relevantes e actualizadas sobre radiologia e diagnóstico por imagem" este portal sistematiza informação relacionada com a nossa especialidade em várias secções: "Exames de Imagem", "Artigos", "PDA", "Radiologia Básica", "Ética, Direitos e Deveres", entre outros.

Um sítio a manter nos nossos favoritos.