segunda-feira, 30 de março de 2009

INTERPRETATION OF THE ICU CHEST FILM

Destacamos um novo tutorial do Departamento de Radiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Virginia, desta vez dedicado à leitura e interpretação das radiografias do tórax num serviço de cuidados intensivos.

Clique nesta hiperligação para aceder ao tutorial.

SAFE MR PRATICES

A segurança com que se praticam actos médicos é fundamental, nomeadamente quando se utilizam técnicas que podem causar danos, por vezes graves, aos nossos pacientes.

A ACR (American College of Radiology) tem publicado, desde 2007, um guía de segurança em ressonância magnética - "ACR Guidance Document for Safe MR Practices: 2007" - que é de leitura obrigatória para todos os que no seu trabalho diário contactam com esta técnica.

domingo, 22 de março de 2009

NOTÍCIA - 2º CONGRESSO VIRTUAL DE RADIOLOGIA

O 2nd International Society of Radiology Virtual Congress irá ter lugar no próximo mês de Abril, com conferências online, casos radiológicos, pósters electrónicos e fóruns de discusssão, há semelhança do que aconteceu em Dezembro de 2007 no 1º Congresso Virtual de Radiologia.

A organização está a cargo da ISR - International Society of Radiology - que conseguiu angariar prelectores reconhecidos na nossa especialidade, destacando-se uma presença portuguesa, o Professor Doutor Filipe Caseiro Alves. (para consultar todos os prelectores clique nesta hiperligação).

Para poder participar, o que é aconselhável devido à oportunidade de assistir a uma acção de formação contínua sem qualquer constrangimento (financeiro, geográfico, tempo, etc...), basta aceder ao sítio da ISR, registar-se (de forma gratuita) e aceder aos conteúdos, incluindo as apresentações, casos e pósters do 1º congresso virtual.

SKELETAL TRAUMA RADIOLOGY

O trauma osteoarticular é uma área fundamental da radiologia, sobretudo para quem trabalhe em serviços de urgência onde se espera uma familiarização com os princípios básicos da traumatologia óssea e articular, que permita uma resposta eficaz e célere da radiologia.

Neste tutorial - Skeletal Trauma Radiology -, desenvolvido pelo Serviço de Radiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Virginia, são apresentados os conceitos básicos da interpretação imagiológica em traumatologia osteoarticular (membros e coluna), a que se acrescentam vários testes de auto - avaliação.

Recomenda-se não só para estudantes em pré - graduação em medicina e internos de especialidade, mas também para os técnicos de radiologia, por serem estes profissionais da saúde aqueles que têm o primeiro contacto, nos serviços de urgência, com doentes do foro traumatológico.

sábado, 21 de março de 2009

INTRODUCTION TO PEDIATRIC RADIOLOGY

Com a chancela do Departamento de Radiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Virginia, foi criado este tutorial sobre radiologia pediátrica, cobrindo vários temas sobre patologia torácica, abdominal, génito - urinária, musculoesquelética e a sistema nervoso central.

Existem vários testes de auto - avaliação para serem efectuados antes e depois do estudo dos conteúdos apresentados.

É especialmente dirigido para estudantes em pré - graduação e internos de especialidade.

Aceda a partir desta hiperligação a Introduction to Pediatric Radiology.

IMAGING MANAGEMENT

Imaging Management é uma publicação periódica europeia que tem como objectivo "promover a gestão e a liderança em radiologia", abordando temas de especial importância para os médicos radiologistas, na certeza de que as competências a adquirir nesta área são fulcrais para a qualidade na prestação de cuidados de saúde.

segunda-feira, 16 de março de 2009

CARDIO-IMÁGENES 2009

Em Abril e Maio próximos irá ter lugar um curso virtual sobre imagiologia cardíaca com conferências, casos clínicos, fóruns de discussão e seleção de materiais didáticos.

Cardio-Imágenes 2009 é mais uma organização do portal educativo
radiologiavirtual.org, que nos tem habituado à excelência das suas actividades. Para consulta de mais informação aceda à página inical do referido portal.

Relembramos que para aceder aos conteúdos deste portal apenas têm que estar registados no mesmo, não havendo qualquer pagamento nesse registo, nem para consultar/assistir às suas actividades.

CHEST RADIOLOGY - WEB TUTORIAL

Este tutorial online sobre radiologia torácica é composto por dois módulos: um dedicado à anatomia torácica e outro à patologia tumoral.

Escolhendo um dos módulos, podemos navegar pelo contéudo através de um menú, com pastas e subpastas, permitindo a escolha do tema a ler.

No módulo sobre patologia pulmonar tumoral pode-se aceder a uma funcionalidade que permite estadiar um tumor pulmonar, de forma rápida. Para tal, no menú principal clique em "Staging" e acederá a Cancer Staging Made Easy!.

Aceda a Chest Radiology nesta hiperligação.

RADIOLOPOLIS - COMUNIDADE RADIOLÓGICA VIRTUAL

Eis que surge mais uma comunidade virtual de radiologia, a Radiolopolis. À semelhança de outras comunidades já por nós destacadas - Iradix e RadRounds - a Radiolopolis pretende ser um espaço sediado na internet, que reúna os profissionais desta especialidade médica (médicos, técnicos, gestores, etc...), provenientes de todo o mundo, para que possam comunicar e partilhar informação e conhecimento.

Seria fastidioso descrever todas as funcionalidades desta plataforma comunitária, por serem imensas. Destaco contudo a existência de fóruns de discussão, sala de chat, grupos de discussão temáticos e material de formação contínua (casos clínico - radiológicos, apresentações multimédia), notícias, etc...

É a radiologia a entrar no novo mundo virtual: a web 2.0.

Para quando uma comunidade virtual em língua portuguesa?

quinta-feira, 5 de março de 2009

AMERICAN SOCIETY OF RADIOLOGY TECHNOLOGISTS

Respondendo aos anseios de uma leitora deste espaço que inseriu um comentário no post anterior, o que desde já agradeço, e seguindo o objectivo a que me propus no que concerne aos destinatários desta publicação digital online, ou seja, todos os "membros da comunidade radiológica" (médicos, técnicos, administrativos, enfermeiros, gestores), darei uma maior relevância a conteúdos que interessem a todos esses profissionais.

A partir de hoje será aberta uma nova etiqueta - Técnicos de Radiologia - que irá agrupar todas as referência destinadas aos técnicos de radiologia, com o objectivo de sistematizá-las (não discriminá-las), facilitando a sua procura.

Assim, o destaque de hoje vai para uma Sociedade dedicada ao desenvolvimento da àrea técnica em radiologia, neste caso a americana - American Society of Radiology Technologists (ASRT) - com uma riqueza de conteúdos que, sem dúvida nenhuma, irá suscitar o interesse da classe e não só.