quarta-feira, 28 de maio de 2008

NOTÍCIA - CURSO DE ONCO - RADIOLOGIA


O portal educativo RADIOLOGIA VIRTUAL irá organizar mais um curso online, desta vez dedicado à radiologia oncológica, entre 15 de Junho e 15 de Julho. Toda a informação está na página de abertura deste portal.

O curso irá ter 28 prelecções, casos radiológicos interactivos e um fórum de discussão.

Ainda vai a tempo, de mandar um caso para apresentação. A data limite de recepção dos casos é 30 de Maio.

Relembro que a única condição para participar neste curso é estar registado no portal. Todas as actividades são de acesso livre.

sábado, 24 de maio de 2008

PULMONARY RADIOLOGY - BASIC CONCEPTS

Um dos destaques do portal da página conjunta da Fundación Santa Fe de Bogota e do Center for Interactive Digital Education in Radiology é o livro electrónico Pulmonary Radiology - Basic Concepts.

CIDER - CENTER FOR INTERACTIVE DIGITAL EDUCATION IN RADIOLOGY

A Fundación Santa Fe de Bogota e o Center for Interactive Digital Education in Radiology, cujo lema é

"We are convinced that access to reliable
medical knowledge should be freely available
on the Internet."
,

têm um portal dedicado à radiologia torácica, com vários recursos didáticos que podem explorar a partir desta hiperligação.

AMERAM - APLICACIÓN MULTIMEDIA PARA LA ENSEÑANZA DE RADIOLOGÍA A ALUMNOS DE MEDICINA

A Aplicación Multimedia para la Enseñanza de Radiología a Alumnos de Medicina é dirigida a estudantes de pré - graduação em medicina, que frequentam a disciplina de radiologia, não sendo contudo desaquada aos internos de especialidade nos seus primeiros passos na formação radiológica.

Estão disponíveis 22 aulas multimédia (slides e voz) divididas em 2 grupos:

1. Fundamentos científico - técnicos

. A imagem médica
. Radiodiagnóstico
. Radiologia digital
. Ecografia
. TAC
. RM

2. Radiologia por aparelhos e sistemas

. Tórax 1, 2 e 3
. Vascular
. Abdómen
. Urinário
. Ginecologia e obstetrícia
. Muscoloesquelético 1, 2 e 3
. Cervico - facial
. Mama
. Pediatria

POSTGRADUATE COURSE - LIVER IMAGING AND INTERVENTION

Mais um curso de pós - graduação, desta vez dedicado ao fígado, que teve lugar em 2005, em Florença, durante a reunião anual do ESGAR: Postgraduate Course "Liver Imaging and Intervention".

Neste curso, destaco a participação de um radiologista português, o Professor F. Caseiro - Alves.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

POSTGRADUATE COURSE - THE TUBE

Postgraduate Course "The tube" corresponde ao curso pósgraduado que teve lugar no ESGAR 2006, que decorreu em Creta. Aborda temas ligados ao tubo digestivo, podendo-se assistir às respectivas prelecções em modo online.

Os temas abordados, são:

TECHNOLOGY OPTIMISATION: CHALLENGES FOR GI TRACT IMAGING

UPPER GI TRACT: MORPHOLOGY AND FUNCTION RE-VISITED

SMALL BOWEL - CRITICAL APPRAISAL OF STRENGTHS AND WEAKNESSES

LARGE BOWEL: THE CUTTING EDGE

segunda-feira, 19 de maio de 2008

POSTGRADUATE COURSE - ABDOMINAL MRI: AN UPDATE

Postgraduate Course "Abdominal MRI: an update" corresponde ao curso pósgraduado que teve lugar no ESGAR 2007, que deccorreu em Lisboa em Junho passado e que possibilita e visualização das 16 prelecções sobre aspectos técnicos, fígado, vias biliares e pâncreas e intestino.

A sua visualização é livre, não sendo necessário qualquer registo.

AN INTRODUCTORY PRIMER OF PULMONARY HRCT

An Introductory Primer of Pulmonary HRCT : Anatomic Approach with Pathologic Correlation é uma publicação online sobre aspectos do pulmão em TAC de alta resolução, que aborda os seguintes tópicos:

1 - Aspectos técnicos
2 - Anatomia do pulmão
3 - Padrões básicos em alta resolução do pulmão
- consolidação
- anomalias lineares
- nódulos
- opacidades em vidro despolido
- quistos e hipertransparências

domingo, 18 de maio de 2008

TUTORIAL SOBRE ECOGRAFIA EM URGÊNCIA

Este sítio, segundo os seus autores, é destinado a internos de especialidade e estudantes de medicina para aprenderem a interpretar exames ultrassonográficos de patologia aguda.


Os autores, Ruth E. Moran, Syed Ali, Spencer B. Gay e William E. Brant, pertencem ao Departamento de Radiologia do Centro das Ciências da Saúde da Universidade de Virgínia (EUA), escreveram este texto que é lido como se fosse um livro, em lingua Inglesa.


Para aceder clique em Tutorial Sobre Ecografia em Urgência.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

PÁGINA EDUCATIVA DA FAARDIT

A Federación Argentina de Asociaciones de Radiología, Diagnóstico por Imágenes e Terapia Radiante (FAARDIT) mantém uma página educativa online - e-FAARDIT - que pode ser acedida livremente, mediante registo.

Neste sítio tem-se acesso a inúmeros recursos tais como conferências e hiperligações, que se encontram sistematizados por aparelhos e sistemas, facilitando a sua consulta.

sábado, 3 de maio de 2008

CONGRESSO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA / CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA


De 9 a 11 de Outubro de 2oo8 irá realizar-se em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) o XXIV Congresso Interamericano de Radiologia e o XXXVII Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 08).
Para mais informações aceda ao sítio desta organização conjunta do Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) e do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).

quinta-feira, 1 de maio de 2008

4 MESES ONLINE...

120 dias depois do início prático deste projecto (há muitos mais meses vinha germinando a ideia), aqui estou para um curto balanço.



- 120 dias, 81 posts, 964 visualizações de página. São dados que demonstram que não deixei morrer a ideia (nem pretendo), que existem inúmeros sítios de interesse na internet para a radiologia, que existe "terreno" para continuar, que existem "navegantes da rede" que utilizam este espaço.

- Mas falta algo fundamental, que caracteriza a web 2.0: a interactividade e a colaboração entre os internautas que visitam esta página.

- Sei que existem ferramentas mais adequadas para estimular essa interactividade, essas são um projecto futuro (espero lá chegar).

- No entanto, este simples blogue pode proporcionar muito mais. A área de comentários ainda vazia, permite que deixe a sua opinião sobre este projecto, o que fazer para melhorá-lo, inclusivé, se assim pretender, propôr-se como co-autor deste espaço.

- Utilizem o meu e-mail para questões que queiram colocar, mas não pretendam que seja do domínio público. Terei o maior prazer em responder às vossas questões.

PARTICIPEM PORQUE ESTE ESPAÇO
NÃO PRETENDE SER APENAS
UM PROJECTO PESSOAL

Agora a novidade: no 2º semestre deste ano este espaço irá evoluir, passando a incorporar conteúdos que permitam conhecer a realidade da radiologia portuguesa.