domingo, 26 de outubro de 2008

ACR APPROPRIATENESS CRITERIA

A ACR (American College of Radiology) tem elaboradas e publicadas várias "guidelines" baseadas na evidência, sobre cerca de 159 tópicos (com mais de 800 variantes), especialmente destinados aos médicos solicitadores de exames, por forma a tornar mais eficaz a utilização dos exames imagiológicos.

Uma excelente base para a discussão inter-disciplinar a que todos nós, médicos radiologistas, estamos sujeitos na nossa actividade diária.

SECÇÃO DE GESTÃO E QUALIDADE DA SERAM

Já aqui destacámos o sítio da SERAM (Sociedade Espanhola de Radiologia Médica) e alguns conteúdos disponíveis.


Hoje, pretendemos divulgar uma secção desta sociedade, que se dedica ao desenvolvimento das áreas de gestão, organização e qualidade em radiologia.


Com sítio próprio, a SEGECA (Seccion de Gestión y Calidad de la SERAM) disponibiliza várias informações institucionais e educativas, incluindo acesso a algumas apresentações de temas (formato slideshow sem áudio) relativos a reuniões já organizadas anteriormente.

Cada vez mais, esta temática estará presente na nossa actividade diária, mesmo sem responsabilidades de gestão formalmente atribuidas.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

MDCT.COM.AU

Cada vez mais, a prática radiológica é uma actividade multi - disciplinar, envolvendo vários profissionais, com formação médica ou sem ela.

Os técnicos de radiologia são uma peça fundamental na "engrenagem radiológica", contribuindo com os seus conhecimentos e competências para o funcionamento dos serviços de radiologia.

O sítio que hoje destaco, o MDCT.COM.AU, é um espaço online elaborado e mantido por técnicos de radiologia australianos, com uma série de conteúdos interessantes sobre tomografia axial computorizada (nos próximos posts iremos destacar alguns em particular). Para se aceder aos conteúdos deste sítio é necessário efectuar um registo que é gratuito.

Convido-o a visitar este sítio ... sem preconceitos.