segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

RADIOLOGIA CLÍNICA

Um sítio em português, desenvolvido pelo médico radiologista brasileiro Sérgio Lins.

O radiologiaclinica.com possui as secções habituais nestes casos. Para além de uma apresentação do autor, do destaque de alguns eventos e cursos de radiologia, destaco a secção "Publicações" onde o autor publica casos radiológicos com uma breve explanação teórica, o que poderá ser utilizado como material de consulta/estudo para outros radiologistas (internos e especialistas) ou para formandos em pré-graduação.

Apesar de ser um portal simples, de autoria individual, não deixa de ter o seu interesse no panorama da radiologia online, sobretudo por utilizar a língua portuguesa, o que é raro.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

STR ONLINE EDUCATIONAL RESOURCES

Como referido no post anterior, e por considerarmos de extrema utilidade os recursos educacionais online disponibilizados pela Society of Thoracic Radiology, resolvemos destacá-los, tornando-os mais visíveis aos utilizadores deste guia.

Através desta hiperligação irão aceder a uma página que reúne as dezenas de apresentações online (com áudio incluido) sobre vários temas da radiologia cárdiotorácica, encontrando-se sistematizadas em 3 categorias: imagem cardíaca, imagem pulmonar e miscelânea.

SOCIETY OF THORACIC RADIOLOGY

Fundada em 1982, a Society Of Thoracic Radiology tem como missão promover a excelência na educação e investigação na área da imagem cardiotorácica.

No sítio desta sociedade terá a possibilidade de navegar através de várias secções, conhecendo a origem, percurso e actividades desenvolvidas, bem como aceder a informações sobre programas de pós-graduação.

Destaco a secção dedicada à educação onde poderá aceder a várias apresentações online e textos sobre radiologia cardiotorácica*.

* Nos próximos posts iremos destacar as várias actividades educativas que são disponibilizadas por esta sociedade.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

RADROUNDS - COMUNIDADE RADIOLÓGICA VIRTUAL

Grand Rounds, como todos devem saber, é o termo que é utilizado pela comunidade médica de língua inglesa, para actividades de formação onde se discutem casos clínicos perante uma audiência de médicos e estudantes de medicina.

radRounds (Radiology Rounds) foi o nome escolhido para esta comunidade virtual de profissionais ligados à radiologia (ou apenas interessados nesta ára médica), possibilitando a interação entre os seus membros, com vista a incentivar a troca de experiências e conhecimentos nas mais diversas áreas: prática clínica, educação e formação, desenvolvimento de carreira, pesquisa e indústria.

Do ponto de vista prático, se se increver nesta rede poderá:

- publicar, visualizar e discutir casos radiológicos

- participar em fóruns de discussão

- integrar grupos de interesse por temas

- aceder a blogues e notícias da especialidade

- conhecer ofertas de emprego (com especial dedicação para o mercado norteamericano)

Salientamos que esta rede é aberta, após registo gratuito, a todos os profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, gestores, etc...).

Nesta data conta com 1799 membros!

domingo, 18 de janeiro de 2009

INTERACTIVE MAMMOGRAPHY ANALYSIS WEB TUTORIAL

Esta aplicação informática, dedicada à mamografia, com a chancela da Faculdade de McGill (Canadá), tem como objectivo apresentar as bases da leitura e interpretação mamográfica, permitindo a interactividade na resolução dos 50 casos disponíveis.

Aborda aspectos técnicos, anatomia radiográfica e interpratação de imagens, em breves exposições teóricas, permitindo assim, ao iniciado nesta técnica imagiológica, poder com propriedade resolver os casos apresentados.

Este tutorial é destinado a estudantes de medicina, não deixando de ser aconselhável a internos de radiologia no início da sua formação.

Para aceder clique nesta hiperligação.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A CROSS - SECTION ANATOMY

A Cross - Section Anatomy é uma aplicação online, em forma de atlas, que permite a visualização de cortes anatómicos, devidamente legendados, do corpo humano, incluindo cabeça e pescoço, tórax, cavidade abdominal e pélvica e membros (superiores e inferiores).

De consulta extremanente útil, durante a actividade radiológica, sempre que nos esquecermos do nome de um "detalhe anatómico" e não temos qualquer livro à mão.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

1 ano de blog...




Há precisamente 1 ano iniciei este trabalho, aproveitando o início de ano, lancei-me ao desafio de elaborar um guia de ajuda, para todos os que trabalham em radiologia (médicos, técnicos, gestores), que facilitasse a procura de "conteúdo" online para posterior utilização.
Era um projecto que há muito perseguia, não concretizado por várias razões, sobretudo o constante envolvimento em múltiplas obrigações profissionais. Mas afinal, o que custou foi o primeiro "click".
Passado um ano, penso que o balanço é positivo. Mais do que avaliar a métrica do blog (posts divulgados, visitas, tempo de visualização, etc...), o importante, no meu ponto de vista, é ter conseguido mantê-lo visível durante 365 dias.
Para 2009, tenho a esperança de poder continuar este trabalho, mantendo alguma regularidade na sua actualização, por constatar que cada vez mais irão surgir hiperligações de interesse no campo desta especialidade médica. Mas não só. Outros projectos estão no horizonte. Haja capacidade e tempo para concretizá-los.
Espero mantê-los a todos como leitores assíduos deste espaço.
FELIZ 2009