quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

THE ROYAL COLLEGE OF RADIOLOGISTS

Site da principal organização radiológica no Reino Unido, a The Royal College of Radiologists.

PRELECÇÕES ONLINE - SARAGOÇA 2006

Em 2006 decorreu, na cidade de Saragoça, o 28º Congresso Nacional da SERAM (Sociedade Espanhola de Radiologia Médica). Está disponível online um conjunto de palestras sobre vários temas que podem ser visualizadas de forma livre no endereço http://www.seram.es/zaragoza2006.php.

COLECÇÃO DE CASOS RADIOLÓGICOS - U. WASHINGTON

O Departamento de Radiologia da Universidade de Washington tem uma colecção de casos radiológicos, por sinal pequena, dividida em 4 grupos: musculoesquelético, mama, tórax e gastrointestinal. Ao todo são 55 casos que podem ser vistos de forma livre no endereço http://www.rad.washington.edu/maintf/.

sábado, 26 de janeiro de 2008

TUTORIAL SOBRE TRAUMA CRANEANO

Através do site educativo da Sociedade Escocesa de Radiologia é possivel aceder um tutorial com o tema CT in Head Trauma.

TUTORIAL SOBRE COLAPSO PULMONAR LOBAR

Através do site educativo da Sociedade Escocesa de Radiologia é possivel aceder um tutorial com o tema Lobar Collapse.

TUTORIAL SOBRE TRANSPLANTE RENAL

Através do site educativo da Sociedade Escocesa de Radiologia é possivel aceder um tutorial com o tema Imaging and Intervention in Renal Transplantation - Practical Aspects.

CASOS RADIOLÓGICOS DA SOCIEDADE ESCOCESA DE RADIOLOGIA

Através do site educativo da Sociedade Escocesa de Radiologia é possivel aceder a uma colecção de casos radiológicos.

APPLIED RADIOLOGY ONLINE

Applied Radiology é uma publicação online dedicada a temas de aplicação prática, sobretudo com a divulgação de artigos de revisão. Existe desde desde 1997 com carácter mensal.



É necessário registo (grátis).

CTISUS

Este é um site muito popular entre a comunidade radiológica norte-americana, desenvolvido por Elliot K. Fishman, dedicado inteiramente à TAC.

Em CTisus é possível visualizar casos radiológicos, encontrar protocolos de realização de exames, ouvir/ver podcasts/vodcasts, aceder a módulos de aprendizagem, resolver exercícios, participar num fórum de discussão, etc...

Não é necessário qualquer registo.

FIRST INTERNATIONAL SOCIETY OF RADIOLOGY VIRTUAL CONGRESS

A ISR - International Society of Radiology - realizou em Dezembro de 2007 um Congresso Virtual com conferências, casos radiológicos e fórum de discussão, funcionalidades que estarão disponíveis até Março de 2008.

Quem pretenda aceder aos conteúdos do Congresso, ainda vai a tempo. Basta aceder à página de principal da ISR, registar-se (grátis) e disfrutar...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

BODY MRY

Body MRI é uma página de acesso gratuito que contém conferências, sobre ressonância magnética, dadas no Hospital Universitário Thomas Jefferson (EUA), contendo actualmente temas ligados à física da RMN e sobre musculoesquelético.

LEARNINGRADIOLOGY.COM

Learningradiology.com é provavelmente o site mais procurado pelos profissionais da área de imagiologia.

Do mapa do site constam conferências (em powerpoint e PDF), casos radiológicos e galerias de imagens, exercícios, listas de diagnósticos diferenciais e notas teóricas.

Obrigatório para estudantes em pré-graduação e internos de especialidade. Recomendável para especialistas.

ULTRASOUNDCASES.INFO

Mais um site dedicado à ecografia: UltrasoundCases.Info. Nasceu de uma colaboração entre a ALOKA Holding Europe AG na Suiça e o Departamento de Radiologia do Hospital Gelderse Vallei na Holanda.

Possui casos ecográficos e protocolos de estudo.

JOURNAL OF ULTRASOUND IN MEDICINE

Mais uma revista. Journal of Ultrasound in Medicine. Dedicada à utilização da ecografia na àrea médica.

A sua versão electrónica está disponível desde 1982. No entanto entre 1982 e 1997 só é possivel aceder aos resumos, no periodo de 1998 - 2001 os artigos estão disponíveis em formato PDF e desde 2002 também em formato texto completo. No entanto só é possivel aceder aos artigos mediante pagamento (por artigo ou assinatura mensal ou anual).

SONOWORLD

Sonoworld é um site inteiramente dedicado à ecografia possuindo casos ecográficos, galerias de imagens, conferências online, artigos e um livro de texto online, para além de outras áreas de interesse. Para se podere aceder aos seus conteúdos é necessário registo grátis.

EUROPEAN SOCIETY OF RADIOLOGY

A European Society of Radiology, que pretende congregar todos os radiologistas europeus, tem actualmente mais de 29.000 membros. Qualquer médico radiologista que pretenda usufruir dos direitos que promove esta sociedade, pode fazê-lo através da página desta sociedade, mediante o pagamento de uma anuidade de, apenas 10 euros.

A qualidade de membro permite de entre outras aceder ao conteúdo online da revista European Radiology e a várias conferências/posters online.

sábado, 19 de janeiro de 2008

REVISTA BRASILEIRA DE RADIOLOGIA

A revista do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, conhecida como Radiologia Brasileira, está disponível online em duas versões: em português e em inglês. Os artigos podem ser consultados em formato texto (sem imagens) e em formato PDF (inclui imagens) desde o volume 34 (2001) até à data actual.

Na página de início existe uma ferramenta de pesquisa de artigos por nome do autor ou palavra chave.

REVISTA ARGENTINA DE RADIOLOGIA

A Revista Argentina de Radiologia permite acesso livre aos 4 números anuais desde 2004, em formato PDF.

CURSO INTERACTIVO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Este curso, em língua inglesa, intitulado Magnetic Resonance Imaging physics and technique course on the web, permite a interactividade dos participantes e está dividido em 2 secções: Física Básica e Técnicas Avançadas.

Segundo os seus autores, este curso é dirigido a estudantes, técnicos de radiologia e internos da especialidade. Na minha opinião, é uma actividade formativa útil a todos quantos trabalham com esta técnica.

Não necessita registo e é de acesso gratuito.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

INVESTIGATIVE RADIOLOGY

Uma revista científica de publicação mensal dedicada à investigação clínica e experimental na área da radiologia, a Investigative Radiology, só é acessível para assinantes. De forma livre apenas a leitura dos resumos dos artigos que são publicados desde 1996 até à data actual.

SERVIÇO DE IMAGIOLOGIA DOS HUC

O Serviço de Imagiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra tem uma página na internet que é acessível de forma livre. A partir da sua página de início pode-se aceder a várias áreas desenvolvidas de forma bastante interressante.

Na secção "A clínica" é caracterizado o serviço destacando-se a divulgação do número de exames por cada técnica de estudo por ano, entre 2001 e 2006.

O ensino pré e pós-graduado está contemplado na secção "Investigação e Ensino".

Para além de outras informações é possível descarregar em formato PDF os diapositivos das aulas teóricas e práticas da cadeira de imagiologia, conhecer a lista de trabalhos de investigação em curso e os vários trabalhos publicados em revistas científicas.

Os internos de especialidade podem conhecer o programa do seu internato.

No "Congresso Virtual" estão disponíveis vários casos clínicos e actualizações bibliográficas.

Não falta um espaço de informação ao público com explicação sobre os exames que estão disponíveis e explicação sobre os mesmos.

Está, sem dúvida, de parabéns a equipa deste serviço de radiologia, por utilizar a internet como meio de "expansão" da sua actividade docente e assistencial.

LIVRO ONLINE DE IMAGIOLOGIA MUSCULO-ESQUELÉTICA

Approaches To Differential Diagnosis In Musculoskeletal Imaging de Michael L. Richardson, está disponível para leitura online (sem possibilidade de descarregar para leitura diferida) abordando os seguintes temas:

General Principles
Arthritis
Appendicular
Axial
Lucent Lesions of Bone
Sclerotic Lesions of Bone
Periosteal Reaction
Soft Tissue Calcifications
Fractures Without Significant Trauma
Facial Fractures
The Painful Joint Prosthesis
Orthopedic Hardware
Scoliosis
Osteopenia
Osteonecrosis
Skeletal Dysplasias

Apesar de ser um livro editado em 2001, a sua leitura revela-se interessante pela forma como aborda os diferentes temas.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

RADIOLOGIAVIRTUAL

RADIOLOGIAVIRTUAL é um excelente portal educativo dedicado à radiologia, em língua espanhola, por iniciativa das sociedades de radiologia de Espanha e da Argentina, integrado desde 2006 no Departamento de Educação Electrónica do Colégio Interamericano de Radiologia (CIR).

Desde 2005 já foram organizadas vários Cursos e Congressos online, destacando-se em 2007 a realização do 2º Congresso Virtual de Radiologia e o 1° Encuentro Internacional de Serviços com Docência - Residência em Radiologia, onde participaram mais de 3000 e 1700 radiologistas de todo o mundo, respectivamente.

Basicamente, este portal permite aceder aos materiais didáticos existentes: conferências, casos clínicos interactivos, posters electrónicos e fórum de discussão.

Apesar de ser livre o acesso a este sítio, obriga a um registo para obtenção dum nome de usuário e duma palavra passe, repito, sem qualquer encargo.

Na minha opinião um sítio de 5 estrelas, a visitar regularmente.

domingo, 13 de janeiro de 2008

RADIOLOGICAL SOCIETY OF NORTH AMERICA - RSNA

A RSNA, é a uma das sociedades norte-americanas de radiologia, tendo no seu sítio da internet uma página com inúmeras funcionalidades, destacando-se as hiperligações às revistas Radiographics e Radiology, ao magazine de informação Radiologynews, ao portal de educação RSNA Education (só para membros da RSNA; os outros têm que pagar para aceder aos conteeúdos educativos) e aos destaques do Congresso anual da sociedade (também só para membros do RSNA).

Mas há muito mais para explorar no sítio da RSNA.

RADIOLOGY

Radiology é mais uma das várias publicações da RSNA (Radiological Society of North America) que permite a leitura livre dos conteúdos publicados há mais de 12 meses e desde 1979.

RADIOLOGYINFO

Não se trata de um sítio dedicado aos profissionais da ciência radiológica, mas sim, pensado para os utentes dos serviços de saúde, sobretudo aqueles que tiveram ou irão ter algum contacto com o diagnóstico imagiológico.
Radiologyinfo é um um recurso informativo para pacientes sobre a radiologia, tendo duas versões: em inglês e em espanhol.
Criado e mantido em parceria por duas associações americanas, a ACR (American College of Radiology) e a RSNA (Radiological Society of North America), desde 2000, é actualmente um sítio de referência na área da informação médica, contendo a descrição de mais de 100 procedimentos radiológicos, de diagnóstico e de intervenção, possuindo uma média de visitas mensais superior a 500.000.
Se tiver algum paciente que com dúvidas sobre os exames que vai fazer, não hesite em aconselhar esta fonte de informação, credível e independente.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

MYPACS.NET

O MYPACS.NET é uma das grandes bases de casos radiológicos (actualmente existem 17247 casos com um total de 77682 imagens). Serviço de utilização livre que possui a característica de todos os utilizadores poderem publicar os seus casos de forma bastante simples. Actualmente tem mais de 14000 médicos registados pertencentes a cerca de 4000 hospitais.

É um sítio ideal para um serviço de radiologia que pretenda manter um arquivo de casos radiológicos e não tem outro modo para o fazê-lo.

Para se aceder ao site é necessário um registo para que se possa obter o nome de usuário e a palavra chave que permitirão utilizar todas as funcionalidades disponíveis.

IMAGING ECONOMICS

O Imaging Economics é um sítio da internet dedicado à divulgação e promoção da discussão de temas ligados à economia dos serviços de imagiologia e, segundo os sues autores, dedicado a radiologistas, administradores hospitalares e de serviços de radiologia.

Neste site pode-se encontrar, para além de outras secções, uma revista online de livre acesso que é publicada de forma bimensal desde 1999.

RADIOGRAPHICS

Radiographics é uma das várias publicações da RSNA (Radiological Society of North America) que permite a leitura livre dos conteúdos publicados há mais de 12 meses e desde 1981.

AMERICAN JOURNAL OF ROENTGENOLOGY - AJR

Conhecida no meio radiológico como a AJR, a American Journal of Roentgenology é uma publicação periódica da especialidade, editada pela ARRS - American Roentgen Ray Society. Apesar de ser uma revista para subscritores, o conteúdo dos números com mais de 12 meses de publicação são de livre acesso.
No arquivo online podem-se consultar os artigos publicados desde 1965!

RESONANCIA MAGNÉTICA DEL SISTEMA MÚSCULOESQUELÉTICO

RESONANCIA MAGNÉTICA DEL SISTEMA MÚSCULOESQUELÉTICO é uma publicação online, em formato PDF, de livre acesso, em língua espanhola. Pode ser lido online ou descarregar para leitura ou impressão.

SOCIEDADE ESPANHOLA DE RADIOLOGIA

O sítio da Sociedade Espanhola de Radiologia Médica é uma das referências do que deverá ser uma ferramenta electrónica online para apoio aos sócios. Vale a pena entrar ... e explorar ao máximo.

domingo, 6 de janeiro de 2008

THE RADIOLOGY ASSISTANT

The Radiology Assistant é uma página com objectivo educacional da Sociedade Holandesa de Radiologia onde se podem encontrar vários textos de temas de interesse prático e escritos de forma didática.
Estes artigos de revisão estão agrupados por categorias (abdómen, cardiovascular, tórax, cabeça e pescoço, mama, musculoesquelético, pediatria e neurorradiologia) e podem ser lidos no próprio sítio ou impressos para papel.
Existem também alguns casos clínicos para consulta.
Não falta igualmente, uma secção de links interessantes que podem servir de orientação para a navegação na internet na área da radiologia.
Através da subscrição da newsletter, funcionalidade permitida na página principal, pode-se receber por e-mail as novidades relacionadas com este excelente site educativo.
Recomendo vivamente a internos de especialidade, mas não só.

sábado, 5 de janeiro de 2008

SOCIEDADE PORTUGUESA DE RADIOLOGIA E MEDICINA NUCLEAR

Vou iniciar a divulgação dos sítios virtuais de várias sociedades radiológicas com a portuguesa: Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear - S.P.R.M.N. (http://www.sprmn.pt/).
Na página de início poderá obter-se informação diversa ligada à história da sociedade, à composição dos corpos sociais e aos estatutos e regulamentos da sociedade, bem como obter os contactos da mesma.
Na àrea "Links úteis/Secções" é possivel conhecer a composição e algumas actividades das Secções constituídas (Radioterapia/Oncologia, Radiologia Vascular e Intervenção, Fisica Médica/Radiobiologia/Radioprotecção e Informática Médico-Radiológica, Pediatria) e aceder a uma listagem de hiperligações para páginas na internet de radiologia.
A SPRMN neste seu sítio dá a conhecer algumas reuniões por si organizadas e patrocinadas, divulga as publicações científicas que estão disponíveis para consulta na sua sede, os programas audiovisuais que possui e várias notícias de carácter geral mas ligadas à actividade radiológica.
Apenas acessível a sócios registados (necessita a obtenção de um nome de usuário e palavra passe) estão as àreas "Membros" (consulta à listagem dos membros da sociedade) e "ARP" (acesso ao conteúdo de alguns números da Acta Radiológica Portuguesa - a partir de 2000).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

GOLDMINER

Para quem procura especificamente imagens médicas de técnicas imagiológicas, existe uma motor de busca chamado ARRS GOLDMINER , suportado pela American Roentgen Ray Society (ARSS), de acesso livre.
A utilização deste serviço possibilita o acesso a imagens publicadas em jornais/revistas e bases de casos da especialidade, tais como AJR, Radiology, Radiographics, European Radiology, EURORAD, AJNR e BJR.
Actualmente, existem indexadas mais de 170 000 imagens de 86 publicações.
A pesquisa efectua-se através da colocação de palavra (s) chave (s) na caixa de procura, podendo ser posteriormente refinada através de filtros (técnica de estudo, idade ou sexo).
Se quiser saber mais sobre esta importante ferramenta online de trabalho poderá ler o artigo:

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

YOTTALOOK

Toda a gente sabe a dificuldade ou mesmo a impossibilidade de navegar na internet sem termos à mão um motor de busca (Yahoo, Google, Altavista, Sapo, Buscapé, etc...). No entanto se pretendemos pesquisar informação na net sobre temas ligados à radiologia, estas ferramentas são bastante dispersivas, fazendo com que a informação relevante seja imensa, mas esteja dispersa no meio de milhares de ligações sem grande interesse.

Existe um motor de busca online dedicado à radiologia, de acesso livre, com o objectivo de "disponibilizar aos médicos radiologistas a mais importante e relevante informação para a prática radiológica". Chama-se YOTTALOOK.

Esta ferramenta online permite 4 categorias de pesquisa: sítios, imagens, livros e anatomia. Existem também sub-categorias que permitem refinar a pesquisa efectuada.

A melhor maneira de se poder conhecer todas as funcionalidades do YOTTALOOK é entrar no sítio (clicando na palavra YOTTALOOK) e explorar... no entanto, sugiro que assistam à curta demonstração (duração de 5 minutos) que podem aceder na parte inferior direita da página de abertura.

Espero que seja útil esta "dica". Voltem porque há muito para explorar na na internet.

LINHA DE PARTIDA - MENSAGEM

Costuma-se dizer "ano novo, vida nova".
Apesar de ser um projecto que há já algum tempo (bastante, por acaso) tenho vindo a construir mentalmente, aproveitei este 1º dia de 2008 para lançá-lo na prática, como que a integrar a habitual "lista de projectos" que todos nós, por esta altura do calendário, formulamos.
Este "Guia de Navegação Online em Imagiologia", pretende nesta primeira fase ser uma ajuda sistematizada para quem deseja aventurar-se nos domínios da radiologia virtual e que, habitualmente, se sente perdido com a multiplicidade de ferramentas e sítios disponíveis, na nova era da Web 2.0.
Este espaço virtual dedicado à imagiologia, escrito em português, que se pretende de crescente ambição dependerá, por um lado do interesse que suscitar nos futuros leitores, mas por outro da interação/colaboração que possa receber de todos os que por este espaço venham a passar. Para tal existe um espaço de comentários, onde serão aceites todas as opiniões, sugestões e críticas construtivas e que gostaria de ver utilizada desde este início de projecto.
Caso achem útil este espaço, divulguem por outros colegas, afinal todos fazemos parte de uma comunidade que deve unir esforços para a melhoria do prestígio da nossa especialidade.
A pouco e pouco irei descrever as várias funcionalidades deste espaço, para que possam tirar o máximo partido do mesmo.
Por mim, mãos à obra... espero que voltem em breve.